Arroz está entre os três pratos finalistas do Concurso Chef’s da Prevenção

Criado a partir da preocupação de estimular a alimentação saudável, capaz de prevenir doenças como o câncer, por exemplo, o Concurso Chef’s da Prevenção é uma iniciativa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, através do Centro de Prevenção do Câncer do Hospital Santa Rita e do Serviço de Nutrição. O concurso conta com apoio da Unidade de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças – Promoprev, que tem em sua essência o incentivo à criação de receitas saudáveis.
O Chef’s da Prevenção também conta com o apoio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e vem ao encontro do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), uma das fortes campanhas do Irga. O foco é conscientizar a população de que o arroz proporciona uma série de benefícios à saúde, atuando no combate à osteoporose, reduzindo e prevenindo doenças cardiovasculares, auxiliando no tratamento do diabetes assim como de diversos tipos de câncer.

O concurso, que está na primeira edição, incita à reflexão da importância de se consumir mais alimentos naturais e menos industrializados, mostrando que isso pode ser feito sem que se abra mão do sabor e da estética dos pratos elaborados. “É importante que todos saibam que elaborar um prato com alimentos que previnam o câncer está ao alcance de qualquer pessoa, todos podem fazer”, explicou a coordenadora do Centro de Prevenção de Câncer e da Unidade de Promoção, Saúde e Prevenção de Doenças da Santa Casa, amédica oncologista e epidemiologista, Alice Zelmanowics.

As inscrições para o Chef’s da Prevenção começaram no dia dez de novembro. Foram selecionadas dez receitas que foram apresentadas a uma banca de jurados, entre eles, a nutricionista do Irga, Carolina Pitta. A escolha dos três finalistas aconteceu na manhã de sexta-feira (25) na Cozinha Experimental da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Os jurados avaliaram quesitos como: higiene, sabor, apresentação do prato, técnica culinária e valor nutritivo. Os participantes receberam certificados e as receitas serão publicadas no Livro Digital de Receitas Saudáveis do Centro de Prevenção do Câncer do Hospital Santa Rita.

Na próxima terça-feira (29), os três selecionados serão homenageados durante o encerramento do 11º Simpósio do Centro de Prevenção do Câncer do Hospital Santa Rita, no teatro do Centro Histórico Cultural. A programação marca a Semana da Prevenção que, este ano, está explorando a temática da alimentação saudável. A decisão foi baseada em pesquisas que apontam a alimentação e a nutrição inadequadas  como a segunda causa do câncer. O Dia Nacional de Combate ao Câncer é em 27 de novembro e foi criado pelo Ministério da Saúde.

O arroz foi um dos ingredientes entre as três receitas selecionadas, que foram: Risoto à Alexânia, de Simone Caberlon; Abobrinha com Legumes Assados e Gengibre, do participante Lucas Fagundes Sperb; e Bolinho Saudável, de Vera Maria Feldmann Borba. “Uma alegria ter como finalista um prato com arroz, um risoto criativo feito com arroz integral. Mas, todos os participantes estão de parabéns”, expressou a nutricionista do Irga, Carolina Pitta.

O renomado chefe de cozinha senegalês Mamadou Sene, que participou da escolha, parabenizou a iniciativa. “É muito positiva porque hoje a gente come saúde, depois vem o sabor e o visual. A cada dia, aparecem mais pessoas com restrições alimentares, o que instiga os chefes a criarem receitas saudáveis e adaptadas e foi exatamente o que os participantes fizeram aqui hoje”, argumentou.

 

Fonte: Irga.rs.gov.br
Texto: Sara Kirchhof
Assessoria de Comunicação
assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br